quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Como é cruel o sistema brasileiro

Como é cruel o sistema brasileiro! O cidadão, o popular pião, o trabalhador, aquele que construiu no passado, constrói no presente e vai continuar construindo no futuro é necessário trabalhar trinta e cinco anos sem interrupção, embaixo de chuva ou sol, não importa a estação, outono, primavera, inverno ou verão, às vezes até doente, se na roça o que ele ganha mal dá pra comer, trabalha de sol a sol, não tem férias nem descanso, é grande a sua luta pra sobreviver.

Na cidade muda pouco, algum direito lhe assiste, como férias após trabalhar um ano ou mais de carteira assinada, tem o décimo terceiro, tem fundo de garantia, rescisão trabalhista e seguro desemprego quando é demitido do trabalho. Mas tudo isso é muito pouco para quem trabalha uma vida inteira, pois temos que contribuir pelo menos trinta e cinco anos para termos direito a uma miserável aposentadoria. Na maioria das vezes não conseguimos esta vitória, muitos morrem antes de completar a tão sonhada idade que todos almejam.

É brutal e cruel o nosso sistema! Enquanto o cidadão que vive honestamente tem que contribuir pelo menos trinta e cinco anos para poder descansar, os parlamentares que não fazem nada e pouco tão se lixando pra miséria que invade o Brasil, que nada constroem a não ser o futuro deles e das suas famílias, ganham salários milionários tiram vantagens em tudo, pois os “direitos lhe assistem”, eles mesmos aprovam o sistema para seus benefícios. Por fim eles só precisam ficar oito anos no poder para se aposentar, não importa a idade. Eles usam o poder para se beneficiar. Aí eu lhes pergunto: Onde está a humanidade que se falam tanto no Brasil?

O sistema é no mínimo desumano. Onde está a democracia que se falam tanto? Direitos para todos! Quais são os nossos direitos de verdade? Trabalhar a vida inteira e às vezes não ter o direito nem de se aposentar? Morrer na fila do hospital sem o direito de ser atendido? São esses os nossos direitos?

Eu amo o meu Brasil, mas odeio o sistema criado pelos homens, que só favorecem os poderosos. Um jovem para ingressar no mercado de trabalho, não importa a profissão pode ser pra varrer ruas, pode ser pra limpar privada ou trabalhar em construção civil, cavando buraco, fazendo concreto, usando carrinho de mão, pá, enxada, não importa... ele tem que ter o ensino fundamental completo ou até mesmo cursar o segundo grau.

Quanta hipocrisia! É uma falta de respeito botar o jovem formado para exercer certas funções, enquanto para governar o Brasil basta saber ler. Saber escrever o seu nome correto é o bastante para ser um vereador, um deputado, um senador, um governador ou até mesmo presidente do nosso querido Brasil. É uma vergonha, para ser presidente não precisa ser formado, mas para ser servente tem que ter o ensino fundamental. É no mínimo vergonhoso o nosso sistema no mercado de trabalho. Os jovens sofrem com a falta de experiência, pois as empresas preferem dá emprego aos que já tem experiência, por isso há tanta dificuldade para conseguir o primeiro emprego.

Do outro lado estão os cidadãos que chegam aos quarenta anos, pois a partir dessa idade é muito difícil conseguir trabalho nas empresas. As empresas alegam que estão velhos para trabalhar e o governo diz que estão novos para se aposentar. E eu lhes pergunto: O que fazer dos quarenta até os sessenta e cinco anos? São vinte e cinco anos. É justo? É humano? É necessário que nós como cidadãos tomemos uma posição e vamos à luta em busca dos nossos direitos, somos livres e capazes de defender os nossos direitos, tudo depende de nós. Direitos esses que são esquecidos e não passam de “bolodorios”, existe só no papel, são esquecidos no fundo de uma gaveta. Os direitos que nos assistem não são praticados no dia a dia do povo brasileiro, como saúde, educação, segurança, saneamento básico e moradia para todos.

Os políticos usam a hipocrisia em forma de democracia, usam o poder a seu favor, vão aos meios de comunicação dizer ao povo que “o Brasil é um país de todos” e todos têm direitos iguais. É no mínimo vergonhoso dizer que temos direitos iguais. Sendo que enquanto os políticos moram em mansões na beira da praia ou em condomínios fechados, o cidadão popular, o pinhão, o trabalhador, mora em pequenas casas, na periferia, nos bairros onde não tem nenhuma segurança, na maioria dos casos não tem nem saneamento básico, sem contar com aqueles que moram nas ruas. Enquanto os poderosos andam de carro blindado ou de jatinho particular o povo anda de busú lotado. Aliás, lotado é bondade minha é uma verdadeira lata de sardinha humana, ônibus feito para carregar quarenta e quatro pessoas, carregam cento e dez, e por aí vai. Enquanto os políticos têm convênio de primeiro mundo, os melhores especialistas em saúde para lhe atender, os pobres dos trabalhadores têm pela frente um sistema de saúde falido, quando precisam de atendimento medico têm que ir para a fila do SUS, se quiser ser atendido no mínimo têm que chegar ao local três horas da madrugada e dependendo do caso é marcado pra até noventa dias depois.

Se tratando de educação não é diferente, os filhos dos políticos estudam nas melhores escolas particulares e quando vão se formar vão para as melhores faculdades, na maioria das vezes fora do Brasil. Enquanto os filhos dos trabalhadores estudam em escolas públicas, no sistema falido falta professores, as escolas são péssimas. Aí eu lhes pergunto: Onde está a igualdade? Onde está a liberdade? Que democracia é essa pregada pelos poderosos? Que sistema é esse que nos escraviza? Temos que trabalhar a vida toda sem o direito de no mínimo ter uma aposentadoria decente, uma velhice com dignidade, um salário onde podemos no mínimo comer e comprar os remédios para aliviar as dores do cansaço causado pela labuta do dia a dia.

A nossa sociedade precisa ter consciência que o nosso Brasil é um país rico, é o melhor país pra se morar e é um paraíso que os políticos vêm a muitos anos destruindo, com o seu sistema corrupto que só favorece a eles próprios. A pior desgraça do Brasil são os maus políticos que comandam a nossa gente e domina toda a nação.

O sistema brasileiro é mesmo uma infâmia. Os políticos se aproveitam da pobreza e do desespero do povo da cidade que vive desempregado e do sertanejo que sofre com a seca que destrói o sertão. Eles usam um só discurso pra ganhar as eleições, promete trabalho pra todos, educação, saúde, moradia e segurança. Eu ainda era criança e já ouvia está falação lá no meu querido sertão, hoje o peso da idade já está me acompanhando, morando nesta cidade rica e cheia de vaidade, mas os políticos aqui não me fizeram mudar de opinião. Hoje eu ouço os mesmos discursos que ouvia lá no meu sertão, entra ano e saí ano e o povo só entra pelo cano, tanto faz na roça ou na cidade os políticos roubam e usam os meios de comunicação para falar de honestidade e mesmo quando são condenados responde ao processo em liberdade. É mesmo uma sacanagem o que acontece no Brasil. Enquanto os políticos estão roubando o povo está se preocupando em exercer a cidadania indo para as urnas votar com o voto obrigatório. Precisamos acordar e aprender a votar, pois já tem ladrão de mais no nosso querido Brasil.

Seria cômico se não fosse trágico o sistema brasileiro. No país da igualdade, terra de todos nós, aonde os políticos vão para a televisão, rádios e jornais e dizem que nós moramos num país democrático onde os direitos são iguais. Aqui fica a minha pergunta: Trabalhador brasileiro, você já viu o governador do seu estado ou a família dele na fila do SUS esperando atendimento médico? E você que vota pra eleger os senadores, já viu um senador ou a esposa dele ou os filhos dele pegando um busú super lotado onde você viaja todos os dias para ganhar o pão de cada dia? Mãe, a escola que seu filho estuda é a mesma que o filho do deputado que você elegeu estuda? Os vereadores da sua cidade pega fila de banco ou pega o mesmo transporte que você pega para ir ao trabalho? E você e a sua família vão aos mesmos restaurantes que eles freqüentam no dia a dia? A faculdade que os filhos dos políticos freqüentam é a mesma que os seus filhos freqüentam?

Quanta hipocrisia! É uma falta de respeito o que acontece no nosso país. Onde é que está a igualdade e o direito de ser cidadão? Acorda povo brasileiro! O Brasil está se afundando num mar de lama, a corrupção. A podridão dos maus políticos está destruindo tudo de bom que temos no nosso país. Nenhum órgão público funciona com eficiência no Brasil, nos hospitais é uma calamidade, as rodovias federais estão em estado de emergência, a segurança publica é assustadora, a educação é um descaso total, não tem moradia para os mais necessitados. A única coisa que funciona no Brasil a todo o vapor é o aumento das contas bancárias dos políticos. Chega a ser uma vergonha o que acontece no Brasil.

O Brasil é um país que faz fronteira com outros países, mas a maior fronteira que divide o nosso país é a fronteira da desigualdade social, é a fronteira do desemprego, é a fronteira da falta de moradia para o povo de baixa renda, é a fronteira do preconceito que a cada dia ergue uma muralha para separar o pobre e o negro, dividindo a sociedade em classe A, B, C e D, esta é a maior fronteira do nosso Brasil, a falta de respeito com nossas crianças, com os idosos do nosso Brasil e com cada um dos milhares de brasileiros que pisam neste chão, nosso torrão brasileiro, paraíso criado por Deus e destruído pelos homens de má fé, os verdadeiros lobos vestidos de cordeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário