segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

14 de Março, dia nacionla da poesia!!!!!

A poesia no Brasil,breve relato.
A muito tempo na historia do Brasil a poesia não servia apenas para entreter, aumentar nosso grau de intelectualidade ou expressar sentimentos, ela era usada também para catequisar, instruir , dilvugra um aidéia , protestar e claro mostrar a face mais sentimental e sublime do homem.
Em tempos de colonização os Padres Manuel da Nóbrega, José Anchieta e outros usavam seus versos, sermões para catequisar os nativos , Gregório de Matos por sua vez usava sua poesia para e relatar a vida da burguesia brasileira do periodo colonial, e demostrar sua religiosidade.
Muitas escolas literarias ditaram tendência e regras para poesia de cada época, como o Barroco, Arcadismo, Neoclassicismo, Parnasianismo etc...
(Mas o que nenhuma delas fe foi explicar como nasce um poeta!
Mas, como nasce um poeta?
Um Poeta nasce da tristeza,da alegria, da falta, da sobra, da solidão, da compania,do ódio,do amor, da dor, do alivio,da mágoa , do perdão...em fim , o poeta nasce de um misto de sentimentos e senssações que presisão ser colocadar pra fora , e de alguma maneira Deus deu o dom a estes poetas de colocar no papel tudo isso, de uma forma que ao ser lida a poesia nos faz sentir, lembrar, chorar , sorrir...realmente os poetas coseguem escrever o que a gente só sente, e não entende.)continuando...
No dia 14 de Março de 1847 nasce Antonio Frederico de Castro Alves , o " poeta dos escravos " como era conhecido, Castro Alves traduziu em sua poesia toda indignação, repudia e desaprovação a o regime escravocrata de sua época, ele defendeu a abolição até o fim de sua vida.Castro Alves morreu em 1871 de tuberculose.
Em homenagem a sua pessoa e obra foi instituido no Brasil o dia 14 de Março como Dia Nacinal da Poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário